quarta-feira, 7 de maio de 2014

Soluções e conscientização para redução de geração de resíduos na Construção Civil

 Um dos grandes pontos negativos na Construção Civil, quando se fala de questões ambientais, é grande geração de resíduos de todos os tipos, entulho (Classe A), gesso, revestimentos, madeira e etc.


Como é mostrado no gráfico acima, metade dos resíduos de produção de obra são de classe A, muito representado pelo concreto e argamassa. Segundo o professor da UFBA, Asher Kiperstok, as empresas deveriam começar a adotar a utilização de elementos pre-moldados, no intuito de reduzir essa parcela tão significante de resíduos.
Existem outras soluções que poderiam ser aplicadas com esse mesmo objetivo, como por exemplo, a utilização de paredes em “Drywall”, reduzindo assim detritos de blocos de concreto, como o de argamassa; outra solução que reduz muito o descarte de gesso é a utilização de forro em gesso projetado, diminuindo em até 70% o material descartado.

Além dessas medidas, existem muitas outras soluções que se faz possível conciliar as exigências de obra com a questão ambiental, é necessário apenas uma conscientização dos empresários para a sua importância, pois as vezes essas soluções tem um custo mais elevado que o método convencional. Porém, o custo não é o único lado a se olhar, tem que se colocar na balança todas questões envolvidas: o prejuízo que seu entulho vai causar no meio-ambiente; para a população, entre outros.

E para esse resíduo que já é gerado hoje, o que fazer? A tecnologia para reutilização desses materiais nas próprias obras vem tendo um avanço considerável, como por exemplo, a utilização desse material como agregado de concreto. Assim como essa idéia que deu certo, existem muitas outras sendo estudadas, tendo assim a esperança de, além de diminuir a geração de resíduos, viabilizar sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário